Sofá e Pipoca

Filme: Onde Vivem os Monstros







Ok, este filme não é lançamento, já passou inclusive no SBT á um tempo atrás, mas tenho que falar dessa preciosidade norte-americana, tanto o filme quanto o livro. Ambos devemos prestar atenção em sua história, que parece simples mas contém uma sub-história.
O filme mostra o garoto Max, de aproximadamente 8 anos que vive em seu mundo particular, sem amigos, e longe do pai ele vive com a mãe e sua irmã mais velha Clair. No começo do filme mostra bem estas "emoções" do garoto, até mostrar a emoção que mais lhe possue, a raiva, quando sem querer ele morde sua mãe e sai correndo para fora de casa.
No filme ele acha um barco a vela e navega até achar uma ilha onde vivem monstros enormes, e logo de cara se da bem com Carol, um grande monstro que adora destruir coisas, logo ele conhece os outros monstros, o casal Judith e Ira, Douglas, melhor amigo de Carol, o tímido Alexander, um touro que vive longe dos de mais e K.W., uma montra que não vive junto com os outros.


Max diz ser um rei de onde vem, por isso o nomeiam como rei também e como seu discurso de lideança diz que a tristeza nunca chegará ao grupo de monstros. 
Aos poucos vamos conhecendo todos os personagens, incluindo o próprio Max, que aos poucos e com a convivência de todos fica mais calmo, e ele mesmo acaba se conhecendo e conseguindo se conter em seus sentimentos. O por que isso acontece, quem prestar bem atenção ao filme vai notar.
A viajem que Max faz, não é exatamente para uma ilha de monstros e sim para dentro de sí mesmo, cada monstro que mora na ilha são sentimentos do garoto, por isso a primeira afeição ao monstro Carol, ele é o sentimento de raiva, mais presente em Max, mas aos poucos ele vai se dando bem com seus outros sentimentos inclusive com K.W., que seria o amor, a ternura, e assim ele consegue notar a besteira que fez desobedecendo sua mãe e resolve voltar para casa de bem com todos os monstros, ou seja com sigo mesmo.
Na verdade o filme mostra que todos nós temos monstros vivendo dentro de nós, que cabe á nós mesmo decidir que monstro vai tomar conta da nossa vida.
O filme é lindo e muito mais que um conto infantil, se você já assistiu, assista de novo e veja nesta perspectiva, vai mudar algo em você mesmo.





Por Andy Rodrigo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sobre

Topo